Que tipo de livros os pais devem sugerir aos filhos?

leitura

Gisella Meneguelli, no Green Me

Ler é uma atividade importante para as crianças, porque desenvolve não apenas a linguagem, mas o lado lúdico e afetivo.

Pela atividade da leitura, as crianças compartilham ideias, aprendem experiências diferentes e fortalecem relações. Por isso, é importante que os pais participem da escolha dos livros que os filhos vão ler, o que também é uma forma de incentivá-los nessa aventura.

Um estudo publicado no site A Taba trata desse tema para pais e educadores e indica sete livros que não deveriam faltar na biblioteca dos pequenos.

1. Livros de pano, banho e cartonados são um ótimo começo (e podem ser puxados, mordidos, amassados). Além de serem lidos, podem ser manuseados.

2. Obras com imagens, pois ampliam o repertório estético e imaginários das crianças.

3. Publicações com cantigas e paralendas levam adultos e crianças a lerem e cantarem juntos, compartilhando um momento de afetividade.

4. Histórias que apresentam elementos de repetição, com frases e palavras que aparecem várias vezes, facilitam a memorização das crianças e ajudam-nas a “ler” sozinhas.

5. Histórias rimadas, pois elas mexem com o tom, a sonoridade e o ritmo vocal.

 6. Contos de acumulação, em que novos elementos são incluídos a cada página.

 7. Livros de poemas, que também trabalham ritmo e sonoridade.

Claro que esse acervo é uma sugestão e deve ser ampliado. O importante é que ele sirva como um guia para pais e educadores a fim de que, depois, a criança possa sozinha escolher suas próprias leituras e tenha o desejo despertado para a leitura.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

3 thoughts on “Que tipo de livros os pais devem sugerir aos filhos?

  • 6 de março de 2019 em 0:00
    Permalink

    Esses e os anteriores post era tudo que eu precisava! Muito obrigado e Deus te abençoe!

    Resposta
  • 6 de março de 2019 em 0:06
    Permalink

    Pode ter certeza que me acrescentou muito! Eu nem sei o que expressar pra te agradecer como vc me ajudou… só repito mais uma vez, do fundo do coração muito Obrigada mesmo! (O nome da “tag” é “livros só mudam as pessoas”, e nessa tag tem vários posts relacionados a indicações dos tipos de livros existentes, nessa mesma tag eu li vários posts em uma só página que estavam relacionados entre si… eu tô tão feliz, muito obrigada por me ajudar! Vc é uma pessoas maravilhosa! Vc é rara!)

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *