5 livros que Bill Gates recomenda para você

publicado no PE&GN

Bill Gates, conhecido por ter criado a Microsoft e por ser, hoje, o homem mais rico do mundo, está com uma lista cheia de livros. Na verdade, o americano está de férias, aproveitando o verão no hemisfério norte, e com tempo de sobra para se dedicar à leitura.

A sua lista prova que, apesar do sucesso profissional, Bill Gates consegue se desconectar do mundo dos negócios, por mais que, na verdade, o conteúdo de alguns títulos possa ser usado na sua volta ao trabalho.

Bill Gates (Foto: Divulgação)

Em seu blog, Gates falou sobre cada um deles. Pode ser que nenhum dos livros traga coisas úteis para a sua empresa. No entanto, a lista faz com que conheçamos um pouco sobre um empreendedor que inspira muita gente. Além disso, os títulos mais leves podem ser bons para quem precisa relaxar um pouco. Confira:

1. “Hyperbole and a Half”
O livro é uma coletânea de tirinhas publicadas pela artista Allie Brosh em seu site homônimo. O trabalho é focado nos pensamentos que Allie tinha na infância. Segundo Gates, o livro é normalmente terminado em três horas. Os desenhos de Allie, feitos no Paint, são bonitos, coloridos e bastante engraçados, na opinião dele. O livro não tem edição brasileira, mas pode ser comprado na Amazon.

2. “A Magia da Realidade”
Escrito por Richard Dawkins, biólogo famoso por suas teorias evolutivas e pela defesa do ateísmo, “A Magia da Realidade” explica, de forma didática, vários fenômenos científicos – alguns deles atribuídos a causas sobrenaturais por religiosos -, como a criação do universo, a formação da raça humana e a razão para que alguns fenômenos naturais aconteçam no planeta. A publicação tem uma edição brasileira e pode ser comprada nas livrarias de todo o país.

3. “What If”
O subtítulo de “What If”, “respostas científicas sérias para perguntas hipotéticas e absurdas”, resume o que aborda o trabalho, escrito por Randall Munroe. O conteúdo do livro responde a questões como “de qual altura podemos soltar um bife para que ele chegasse cozido ao chão”. Gates afirma que o livro é bastante divertido e também traz conhecimentos sobre os mais variados assuntos. Quanto à pergunta do bife, a resposta é que a altura seria tão grande que o bife já estaria desintegrado antes de cair. Confira o trabalho, disponível apenas em inglês.

4. “How to Lie With Statistics”
Este trabalho mostra como usar números e recursos gráficos reais e verídicos para contar mentiras. O livro tem mais de 60 anos, mas, fora poucas exceções, ainda é uma boa opção para empreendedores. Segundo o fundador da Microsoft, é possível mentir com dados reais por meio do uso de dados cruzados e conclusões superficiais sobre os assuntos em questão.

5. “Should We Eat Meat?”
O livro, escrito por Vaclav Smil, mostra a cadeia produtiva da carne como uma ameaça para o planeta, por conta dos gastos com água e terra fértil, e como prova da nossa crueldade com os animais. Gates diz que não acredita em reduções drásticas no consumo de carne, mas que problemas trazidos pela produção estimularão a criação de processos inovadores, como o aumento da produtividade nas lavouras e a produção de carne artificial.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *