7 coisas que você deveria aprender antes de se formar

capa-coisas-para-aprender-antes-de-se-formar

Publicado no Inquietaria

Que você vai aprender um monte de teoria e sair com uma base sólida para alguma profissão durante a faculdade, a gente já sabe. Mas, pensando na sua carreira, esse período também é importante para desenvolver habilidades super importantes para o mercado de trabalho. Dúvida? Olha só essa lista:

1.Gestão de Tempo

Com tantas matérias, trabalhos, leituras, provas, estágio, júnior, atlética e mil outras coisas mais, você não tem desculpa para não desenvolver essa habilidade que é super importante, na carreira e na vida.

2.Pensamento Crítico

Além de se preparar para o mercado de trabalho, aproveite para fazer com que a faculdade impacte o seu desenvolvimento como pessoa. É, literalmente, aprender a pensar e a questionar as coisas.

3.Apresentações em Público

Falar na frente de muita gente é mais fácil para alguns, e mais difícil para outros. Mas, mais cedo ou mais tarde, você vai precisar disso na sua carreira. Aproveite para praticar bastante nos seminários e apresentações em grupo.

4.Pesquisa

Mesmo que você não siga uma carreira acadêmica, aprender a pesquisar, encontrar e reunir informações é extremamente útil. Pense em todos os relatórios e apresentações que você vai ter que desenvolver um dia.

*Competências mais desejadas pelos recrutadores

Uma boa bagagem acadêmica vai te ajudar a conseguir o emprego que você procura mas, em muitos casos, isso é apenas o primeiro passo. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Northeastern, a maioria dos líderes das empresas acreditam que os jovens não estão preparados para o mercado de trabalho, mesmo aqueles que estudaram em universidades que são referência.

Dana Manciagli, autora do Cut the crap, get a job, listou as habilidades mais procuradas pelos recrutadores nos jovens:

5.Conhecimento de Softwares Específicos

Word, Excel e Power Point são os mais básicos. Mas também vale correr atrás e aprender a usar outros softwares específicos da área em que você deseja atuar. Pesquisas e trabalhos acadêmicos são uma ótima desculpa para treinar e aprender a mexer em cada um deles. A gente falou sobre alguns cursos gratuitos aqui!

6.Escrita

Engana-se quem pensa que só a galera de humanas precisa pensar nisso. Muita gente se preocupa em ser referência em áreas específicas (tecnologia, engenharia, ciência, etc) e acaba esquecendo de uma das habilidades mais básicas e importantes. Saber escrever (bem!) é fundamental e pode ser um ótimo diferencial – acredite, tem muita gente por aí que não sabe.

7.Trabalho em Grupo

É uma das habilidades mais citadas nos processos seletivos. Mesmo que você vá trabalhar em algo mais independente, saber lidar com pessoas é a chave para crescer e se desenvolver em uma empresa, seja uma startup ou uma multinacional. Envolver-se com algumas entidades e organizações de universitários mostra que você tem experiência em lidar com pessoas e situações diferentes.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *