Leitura na infância: como fazer as crianças lerem mais

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

 

Algumas técnicas simples podem fazer as crianças gostarem mais dos livros

Publicado no Universia Brasil

Os livros são fundamentais em nossas vidas. Seja para um futuro ou acadêmico ou pelo simples prazer, eles fazem mais do que apenas nos levar a viagens por novos mundos. Os livros ajudam a melhorar a escrita, a desenvolver a oratória e, especialmente para as crianças, estimula a imaginação. Mas não é sempre que os pequenos estão dispostos a ler. Saiba como fazer eles se interessarem mais:

Foi pensando sobre o tema que a professora Vivian Rio Stella, da VRS Cursos, desenvolveu algumas dicas simples para que pais consigam estimular seus filhos a cultivarem o amor pelos livros. A principal delas é bastante simples: leia com as crianças. Ver os pais lendo estimula a criança a se envolver mais na história. Converse com eles depois da história, faça perguntas e traga o que foi aprendido para a vida real. Isso vai mostrar como o livro pode se estender para além de suas páginas.

Não adianta falar para os pequenos que ler é bom, mas nunca mostrar que você próprio faz isso.Tão importante quanto ler para eles, ler perto deles também é. Seja um espelho, mostre que você também aprecia a leitura e que isso pode ser divertido. As crianças tendem a reproduzir o comportamento dos pais, logo, se você incentivar fazendo o mesmo, os resultados serão ainda melhores.

Que tal dar um livro em vez de dar um brinquedo? Mostre que livros são tão divertidos e preciosos quanto o brinquedo mais recente lançado.Fique atento ao que tem de melhor para a faixa estaria do seu filho, peça sugestões e faça da hora da entrega um momento divertido. O foco aqui é fazer com que eles assemelhem livros com algo bom e não como uma coisa entediante ou menos satisfatória do que um brinquedo.

Mais do que levar os livros até o seu filho, deixe que ele conheça de onde eles vêm! Faça da livraria um passeio, leve-os para conhecer lojas que são diferentes, espaços de leitura para criança e afins. Também é uma boa dica ir à Bienal do Livro ou feiras em geral. Mostrar que livros estão ligados a festas e diversão é um bom caminho para incentivar. Não esqueça: essa aventura começa com você.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *