Livro “Capitu Vem Para o Jantar” reúne receitas citadas na literatura

jorgeamado

Denise Godinho mostra passo a passo para quem quer reproduzir, por exemplo, a canjica de Dona Flor e a cerveja amanteigada de Harry Potter

Rosualdo Rodrigues, no Metrópoles

Há três anos a jornalista Denise Godinho se dedica a reproduzir, no blog Capitu Vem Para o Jantar, receitas citadas em livros, filmes, seriados e músicas. Parte delas estão reunidas no livro que ela acaba de lançar, com o mesmo título da página na internet.

O que inspirou Denise a criar o projeto foi a leitura de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Num trecho da narrativa, Bentinho oferece uma cocada à amada Capitu, às vésperas de ir para o seminário. A jornalista ficou intrigada: “Por que uma cocada? Será que Machado de Assis gostava do doce?”.

capitu-242x300Surgiu assim a ideia de aprender a cozinhar e reproduzir no blog os pratos citados nos livros. Hoje, o Capitu Vem Para Jantar tem 11 mil seguidores no Facebook e se desdobra em canal no Youtube. Do mundo virtual, foram pinçadas as 35 receitas que compõem o livro, focado na literatura.

De Dona Flor a Harry Potter
Entre outras, a autora ensina como fazer a compota de maçã de “O Morro dos Ventos Uivantes”, os cookies de “O Diário de Anne Frank”, a cerveja amanteigada da série “Harry Potter” e, é claro, a cocada de “Dom Casmurro”.

Nesses casos, Denise realizou uma pesquisa a partir da citação para criar a própria receita. “No caso da cocada, por exemplo, na época em que a história se desenrola, o leite condensado era caríssimo no Brasil e muito difícil de achar. Cocada era feita com o mel da rapadura”, conta a blogueira.

Há também receitas que são descritas pelos autores. Denise cita como exemplo “Dona Flor e Seus Dois Maridos”. “Dona Flor, cozinheira de mão cheia, vive dando receitinhas ao longo da história”. Ela lembra também de “Como Água Para Chocolate”, em que a autora Laura Esquivel encerra cada capítulo com uma receita diferente.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *