Como guardar de forma prática os trabalhos escolares das crianças

Publicado no Catraquinha

Chega o final do ano e as crianças vão trazendo para a casa toda a produção que elas fizeram durante o ano na escola. O que fazer com tantos trabalhos? A Patricia Camargo, do Tempojunto, disse que passa por dois sentimentos:”Primeiro de orgulho por todos os progressos, pelas coisas lindas e por ver como eles se empenharam durante o ano. Mas em seguida vem o “ai! Que vou fazer com tudo isso?

Bom, nos anos anteriores, eu escrevi aqui sobre este assunto e contei que em casa fazemos uma exposição de arte, pela casa mesmo, que dura o período de 15 de dezembro até 6 de janeiro (Dia de Reis), mais ou menos. Escolhemos esta época porque é quando recebemos mais gente em casa para as comemorações de fim de ano – família e amigos – e as crianças amam mostrar a todos suas obras de arte.

Para ajudar as famílias a guardar de forma prática os trabalhos escolares o Tempojunto sugere coisas saídas que facilitam a vida. Confira!

Antes de tudo, a primeira coisa é estabelecer com as crianças um critério de seleção das peças que serão guardadas e aquelas que serão dispensadas. Por exemplo, dois trabalhos escritos; duas pinturas seguindo uma técnica ou inspirados em um artista; duas artes com o mesmo material; dois desenhos; dois jogos e por aí vai.

Exposição em casa

Créditos: Tempojunto Exposição temporária na sala de casa.
Créditos: Tempojunto
Exposição temporária na sala de casa.

 

Transformar os trabalhos em livros

Se os trabalhos das crianças forem em sua maioria feitos em papel A4, que tal montar um livro com um rolo de papel craft como base? O papel faz um contraste legal e realça a arte das crianças. Você pode pegar uma faixa larga, dobrar em formato sanfona. Um grampo ou furos amarrados com barbante em um dos cantos da dobra sanfonada. Nem precisa cortar a outra lateral. Pode deixar sanfonada mesmo, que o efeito fica bem legal. Daí é só colar as peças, formando uma história, ou seguindo uma técnica de arte ou o que vocês preferirem.

Transformar os trabalhos em um livro.
Transformar os trabalhos em um livro.

 

Criar um scrapbook

Outra sugestão é levar as fotos e as explicações para uma gráfica rápida e criar um livro scrapbook. . Fica um livro bem original, fácil de guardar e no futuro, os filhos crescidos poderão mostrar aos filhos dos filhos deles.

Créditos: Tempojunto Scrapbook
Créditos: Tempojunto
Scrapbook

 

Preservar o original

Se a sua vontade é guardar com carinho os originais que seus filhos fizeram, há outras dicas. A primeira é a clássica pasta arquivo com aqueles envelopes de plástico. Existem modelos para todos os gostos e de todos os preços. Prefira os modelos com fechamento tipo Romeu-Julieta ou fechamento com parafuso plástico.

Preservar os trabalhos originais.
Preservar os trabalhos originais.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *