Mark Twain é o nome artístico de Samuel Clemen

Mark Twain é o nome artístico de Samuel Clemens

 

A história foi inventada numa noite para adormecer as filhas. Anotações só foram descobertas em 2011.

Andreia Costa, no NIT

Era uma vez um menino que conseguia falar com animais. Um dia, para encontrar um príncipe que tinha sido raptado, foi até à floresta para lhes pedir ajuda.” A história será, certamente, mil vezes mais bem escrita mas é basicamente isto que se conta em “The Purloining of Prince Oleomargarine”, um livro inédito de Mark Twain que vai chegar às lojas em 2017.

O conto é inédito e foi descoberto em 2011 entre os arquivos do escritor armazenados na Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Baseia-se nos apontamentos de Twain de uma história que ele terá contado às filhas numa noite de 1879 em Paris, França. Como todos os pais, o criador de Tom Sawyer e Huckleberry Finn terá inventado inúmeros relatos e personagens fantásticas para adormecer as três crianças mas esta terá sido a única passada para papel.

Às anotações foram agora acrescentadas detalhes e imagens do autor Philip Stead e do ilustrador Erin Stead. De acordo com a editora que vai publicar o livro, a história explora “temas de caridade, bondade e bravura perante a tirania, com uma forte sátira e emoção tocante”.

A Random House Books, responsável pela obra, já garantiu que colocar no mercado uma nova história de Mark Twain é “um acontecimento literário incrível”. “Quando tive a oportunidade de ler esta história inédita pela primeira vez, não conseguia acreditar no que estava a segurar”, explicou Frances Gilbert, responsável pela seção de literatura juvenil da editora, ao “The Guardian”.

A publicação de “The Purloining of Prince Oleomargarine” vai coincidir com a comemoração dos 150 anos da primeira obra de Twain, “The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County and Other Sketches”, uma coleção de contos de 1867, o que significa que será preciso esperar até 26 de setembro deste ano.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments