Como retomar os estudos para o Enem, se você já está há algum tempo sem estudar

59672-prova

Taiane Kussler, no Tudo e Todas

É como diz o ditado ‘idade não é documento’, quando se tem vontade e determinação é possível fazer tudo, basta ter atitude. Com os estudos isso não é diferente, se já faz um tempo que você saiu da escola e não está mais adequado ao ritmo de estudante, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser uma alternativa para retomar aos estudos e ingressar em uma universidade para assim, partir para novos projetos.

Para atingir este objetivo, basta organizar a rotina e manter um horário regular de estudos, que aos poucos você estará preparado para este novo desafio. Os cuidados com a saúde também são indispensáveis para o bom desempenho, uma das orientações é ter uma alimentação saudável, dormir bem e praticar exercícios físicos, todas estas atividades também contribuem com a mente, ao proporcionar a facilidade de raciocínio e atenção.

Veja abaixo quais são as principais dicas de estudo e inspire-se:

>> Organize o seu tempo

Saber otimizar o tempo é a palavra-chave para obter um bom rendimento nos estudos. É preciso definir algumas horas de estudo e manter com assiduidade este ritmo, mas este tempo deve ser, de fato produtivo. Não basta ‘fazer de conta’ que está estudando ao desviar a atenção para outros afazeres, este é um momento de atenção e dedicação exclusiva aos livros. Também não é aconselhável ficar até altas horas em cima do material, a mente e o corpo devem estar em equilíbrio para que o conteúdo possa ser assimilado.

Quem não tem o hábito de estudar, deve começar aos poucos, para que esta atividade não se torne uma frustração. De tempo em tempo, vá aumentando o ritmo gradativamente.

>> Faça resumos

Uma boa forma de se organizar com o conteúdo que você está estudando é fazendo resumos e esquemas das matérias: escrever, além de ajudar a memorizar, também vai e ajudar quando chegar a hora de fazer a revisão. Se você não tem familiaridade com o conteúdo porque faz muito tempo que não pratica, assista vídeo aulas online, isso vai facilitar o seu método de estudos.

>> Conheça as habilidades cobradas

O Ministério da Educação ainda não divulgou as regras para o exame do enem deste ano, mas acompanhar quais os exercícios que foram cobrados na prova anterior, já é um bom começo. Ao acompanhar o edital anterior, reúna os resumos dos conteúdos e confira os detalhes dos temas que está estudando, assim é possível fazer um checklist para ter uma noção dos tópicos a serem cobrados, para você se dedicar ainda mais em determinados pontos.
>> Não se atenha apenas ao básico

Informação nunca é demais, um dos temas que sempre são cobrados na prova do Enem são as atualidades, leia jornais, revistas, conteúdos on line e mantenha-se sempre ligado aos assuntos atuais. O tema de redação é sempre inspirado em notícias do momento divulgadas em sites, telejornais e outros veículos de comunicação. Porém, só isto não basta, é preciso aprimorar o conhecimento com informações científicas ou temas mais específicos, que também devem ser fonte de informação.

>> Exercite-se

Fazer a prova do Enem é uma verdadeira maratona. Para conseguir enfrentar este ritmo é fundamental que o seu corpo esteja condicionado fisicamente a este desafio, afinal será cerca de 10 horas de um final de semana, dedicados ao exame. Fazer exercícios físicos, ainda que de forma leve, vai ajudar também a ter mais rendimento durante a sua preparação. A atividade física é obrigatória e vai auxiliar na capacidade de produção.

O tempo para realizar as questões, também deve ser cronometrado, para que você consiga concluir todas as questões no tempo determinado. Durante os estudos é importante realizar simulados, para se ter uma noção de quanto tempo será dedicado para concluir a prova.

>> A redação

O medo de ser desafiado a fazer uma redação pode ser vencido com o treino. Para ter um bom texto é fundamental ler muito, isso vai contribuir para a escrita e um vocabulário correto. A habilidade de escrever também é importante, pode ser sobre assuntos da atualidade ou temas que você goste, basta praticar. Aos poucos as frases estarão mais conexas e a argumentação mais concreta, ao expor os argumentos no papel. Na hora de praticar, evite frases generalizadas e argumentos soltos durante a conclusão da redação.

>> Troque ideias

Desenvolver o raciocínio crítico é uma das habilidades mais exigidas pelo Enem, tanto na elaboração da redação quanto na interpretação dos enunciados de todas as questões. Para se exercitar neste sentido, é fundamental buscar outras opiniões. Assim que o texto for concluído, mostre-o para outras pessoas e peça sugestões de mudança. A partir de outras opiniões é possível enriquecer ainda mais o conteúdo.

>> Relaxe

Estar tranquilo na hora da prova é um dos principais requisitos a serem cumpridos. Não basta dedicar-se exclusivamente aos livros e esquecer da vida social, das pessoas e de outras atividades. Saiba dosar o tempo, para não ficar conturbado e apreensivo ao realizar a prova. Quando a dedicação é exclusiva, aumenta a possibilidade de frustração, o que pode causar a falta de equilíbrio e o esquecimento do conteúdo que foi estudado. Algumas atividades como teatro, cinema, livro de literatura e música proporcionam momentos de descontração e relaxamento e podem contribuir para um bom rendimento e a consequente aprovação.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *