Ler em ambientes com pouca luz prejudica a visão?

(Divulgação/Divulgação)
(Divulgação/Divulgação)

Segundo especialistas, a antiga crença de que ler em locais com pouca iluminação danifica a visão não procede: apenas dificulta a leitura.

Catherine Barros, na Veja São Paulo

“A falta de luz atrapalha para ler principalmente após os 40 anos devido à presbiopia, condição que atinge as pessoas mais velhas”, explica Lisia Aoki, oftalmologista do Hospital das Clínicas. Causado por um erro de refração, ou seja, quando há um desvio na captação da luz pelos olhos, a presbiopia provoca dificuldades para enxergar de perto. É a popular “vista cansada”.

“Em pessoas mais jovens, a falta de luz pode provocar apenas cansaço visual e dor de cabeça temporários”, completa a médica.

O que pouca gente sabe é que ler livros nos aparelhos eletrônicos, seja celular, tablet ou leitores de livros digitais, como Kindle, pode ser bastante positivo para o conforto da visão. Como eles têm iluminação própria, substituem o abajur, por exemplo.

“Do ponto de vista oftalmológico, não há diferenças em ler em um aparelho eletrônico com luz própria ou um livro de papel com iluminação adequada”, complementa Lisia.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *