Descubra o que significam, em latim, os feitiços da série Harry Potter

74090b53-433d-41f8-80a2-ae387f5c9496

Algumas das palavras usadas pela autora J.K.Rowling para criação de seus ”feitiços” foram retiradas diretamente do latim, outras, são pura invenção.

Debora Carvalho, no Blasting News

Se você é fã da série Harry Potter, já deve ter reparado que, muito embora os livros da saga já tenham sido traduzidos para mais de 60 idiomas, algumas das palavras contidas nos livros de #J.K.Rowling jamais ganharam traduções; os feitiços utilizados pelos bruxos do universo #Harry Potter não sofreram adaptações idiomáticas.

Isso porque alguns destes feitiços foram criados a partir do latim, ou melhor dizendo, do latinorum.

”Latinorum é uma linguagem que soa como o latim, parece com o latim, mas não é propriamente o latim”, explica Alexandre Hasegawa, professor de Latim na USP, em entrevista ao portal Exame. Alexandre, que também é autor do Dicionário Latim – Português, refere-se ao latinorum como um ”latim deturpado”, gerado, neste caso, principalmente a partir do uso do sufixo ”ium”.

Em alguns casos, porém, a autora utilizou palavras retiradas diretamente do latim genuíno, como é o caso do feitiço ”Accio”, que na série é utilizado para ”mandar vir”, um objeto até o bruxo que o executou. Em latim, a palavra Accio significa justamente ”mandar vir”.

Pensando nisso, o portal Exame pediu para que o professor Alexandre Hasegawa ”traduzisse” alguns dos feitiços da série Harry Potter. Abaixo, uma lista de feitiços, suas funções no mundo bruxo e seu significado:

Lumos

O feitiço Lumos é utilizado para acender uma luz na ponta da varinha do bruxo que o utiliza. Os bruxos utilizam este feitiço para iluminar pequenos trechos ou espaços, como uma lanterna.

Significado: em latim, nenhum. A palavra propriamente dita não vem do latim, deriva-se porém da palavra latina lumen , cujo significado é luz, e da qual deriva o adjetivo luminosus, que significa luminoso.

Accio

O feitiço Accio serve para que o bruxo possa trazer para si o objeto de sua intenção.

Você se lembra da cena em que Harry utiliza este feitiço na primeira tarefa do Torneio Tribruxo, chamando para si sua vassoura, para poder esquivar-se do dragão que protegia os ovos de ouro.

Significado: Accio, em latim, pode ser traduzido como chamar ou mandar vir. Nos livros e filmes do universo de J.K. Rowling, esta palavra é usada na primeira pessoa do singular, o que faz com que seu significado literal seja ”eu chamo”.

Wingardium Leviosa

Wingardium leviosa é um feitiço utilizado para fazer objetos e pessoas levitarem.

Significado: O ínicio da palavra Wingardium não provém do latim, e sim do inglês: wing – asa. Ardium pode ter origem em Arduum, palavra latina que designa um lugar alto. Leviosa também pode ter sido originado de uma palavra do latim: levis, que significa ”veloz”, ”ligeiro” ou ”leve”.

Expecto Patronum

O feitiço do Patrono, ou Expecto Patronum, serve para repelir uma das criaturas mais aterrorizantes do universo mágico, os dementadores, seres que sugam toda a felicidade de suas vítimas.

Quando bem executado, este feitiço produz uma espécie de ”emanação de boas energias”, no formato de um animal.

Significado: este feitiço vem direto do latim. Expecto significa ”desejar”, e patronum significa ”guardião, ”defensor” ou ”protetor”. Resumindo, o feitiço Expecto Patronum significa ”Anseio por um guardião”, ou seja, é como se o bruxo pedisse por alguém que viesse em seu socorro.

Expelliarmus

O feitiço utilizado para desarmar rivais e inimigos. Ao fazer uso deste feitiço, o bruxo lança para longe a varinha do adversário.

Significado: O feitiço é uma junção do verbo expello (”expulsar”, ”repelir”, ”expelir”, ”lançar fora”), com a palavra armus, que segundo Hasegawa, pode ter sido originada da palavra arma. O sufixo mus, determina a primeira pessoa do plural, portanto, é como se o bruxo dissesse algo como: ”nós lançamos a arma para fora”.

Obliviate

O feitiço responsável por apagar a memória de bruxos ou trouxas que ”viram demais”.

Significado: este encantamento vem do latim oblivio, que significa ”esquecer”. O sufixo ate indica a segunda pessoa do plural, ou seja, ”vós”, que em português tornaria o feitiço em algo como ”esqueceis”, uma ordem para que o bruxo ou trouxa esqueça o que viu ou ouviu.

Petrificus Totalus

Este encantamento é utilizado para petrificar outras pessoas, enrijecendo seu corpo como se fosse uma pedra.

Significado: a palavra petrificus não existe no latim, mas as palavras que a compõe sim: petra significa ”pedra”, ”rocha” ou ”penhasco”, enquanto fícus indica uma ação, a ação de tornar o oponente em pedra, neste caso. Totalus também não é uma palavra latina, mas deriva de totus, que significa ”todo” ou ”inteiro”.

Avada Kedavra

Por último, a Maldição da Morte, a qual Harry Potter sobreviveu quando ainda era um bebê.

Significado: Kedavra não é uma palavra em latim, mas sua sonoridade lembra cadaver (cadáver, em latim). Avada não tem qualquer relação com o latim

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *