Seis escritores brasileiros de fantasia para conhecer

Publicado no Leituras da Bel

O Leituras da Bel apresenta seis escritores de fantasia que conquistam seguidores através de histórias repletas de fadas, dragões, vampiros, anjos e demônios. As narrativas de fantasia – durante muito tempo carimbadas como infantis – fazem um mercado gigantesco de publicações circular e geram grandes receitas. O Brasil tem centenas de escritores de fantasia – mais ou menos famosos. Na internet ou nas obras físicas, eles conquistam mais leitores a cada dia. Escolhemos seis autores diferentes para que você possa descobrir e, quem sabe, escolher a próxima leitura. Os perfis foram publicados na capa do Vida&Arte, caderno de cultura do O POVO. Infográfico de Luciana Pimenta e ilustrações de Valdir Muniz! Veja a capa:

INFOGRÁFICO: Luciana Pimenta. ILUSTRAÇÕES: Valdir Muniz
INFOGRÁFICO: Luciana Pimenta. ILUSTRAÇÕES: Valdir Muniz

Os escritores de fantasia:

Alliah
Sua principal obra é o livro ilustrado Metanfetaedro. Publica textos em coletâneas desde 2009. É uma pessoa trans não-binária e queer. Faz trabalhos de ilustração e design. Participou como autor e ilustrador do Coletivo Quotidianos, que publicava histórias ilustradas sobre elementos fantásticos, insólitos e surreais.

Ana Lúcia Merege
Tem 46 anos e trabalha na Biblioteca Nacional, no Rio. Publicou romances e contos do gêneros fantástico em várias editoras – incluindo os livros Pão e Arte, O Caçador, O Jogo do Equilíbrio e Os Contos de Fadas. É mestre em Ciência da Informação. Sua principal publicação é a série de fantasia O Castelo das Águias.

Cecília Reis
Um dos nomes mais fortes da nova geração de autores. Sua publicação mais notória é o livro Cavaleiros do Inverno, que surgiu na internet e foi publicada pela Editora Wish. Organiza antologias de fantasia e, atualmente, está trabalhando nos livro Contos da Floresta. Também realiza trabalhos como design. Está preparando a publicação dos livros Irmã da Espada e Votos da Princesa.

André Vianco
É especializado em literatura de terror e sobrenatural. Ficou conhecido nos circuitos literários em 1999, quando publicou o romance Os Sete. É de sua autoria as séries Vampiros do Rio Douro, O Vampiro-Rei e Meus Queridos Monstrinhos, além de dezenas de outros livros. Suas obras venderam mais de um milhão de exemplares.

Raphael Draccon
É autor de da trilogia Dragões do Éter – publicada no México e em Portugal. E de outras dezenas de livros e textos em Literatura Fantástica e Fantasia Científica. Já ultrapassou a marca dos 500 mil livros vendidos. Nasceu no Rio de Janeiro da década de 1980 e formou-se em Cinema, trabalhando também como roteirista.

Eduardo Spohr
O carioca de 41 anos é autor da aclamada trilogia Filhos do Éden, publicada primeiro em formato independente e depois pela Editora Record. Tem livros circulando em Portugal, Alemanha e Holanda. É jornalista e chegou a trabalhar em agências de publicidade. Venceu, em 2012, o Prêmio Fundação Luso-Brasileira.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

One thought on “Seis escritores brasileiros de fantasia para conhecer

  • 19 de outubro de 2017 em 20:18
    Permalink

    Desses daí eu só tentei ler o do André Vianco, Os Sete, mas a partir do momento em que ele passou 10 páginas narrando a retirada de um submarino eu desisti de ler o resto.
    Já li O Inverno das Fadas, da Carolina Munhóz, mas também não curti muito… Quando mais jovem adorava a série Poderosa, do Sergio Klein, uma pena ele não estar mais nesse mundo. Atualmente de escritor brasileiro só gosto da Carina Rissi, mas vou tentar dar uma chance para alguns desses da lista.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *