5 dicas para o dia da prova do Enem 2017

    Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

A primeira data de aplicação de prova do Enem 2017 está chegando. Confira algumas recomendações muito úteis para o dia do exame e se prepare

Publicado no Universia Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2017 terá a sua primeira prova aplicada no dia 5 de novembro, um domingo. Na ocasião, os candidatos farão as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação.

O segundo dia de provas acontece em 12 de novembro, com questões abordando Ciências da Natureza e suas Tecnologias, bem como Matemática e suas Tecnologias.

Obter um bom desempenho no Enem pode abrir portas para diversas oportunidades. Com o programa Sisu, o candidato pode conseguir uma vaga em uma universidade pública federal. Já com o Prouni e o Fies, o estudante garante algumas facilidades para ingressar em universidades particulares. Além disso, o Pronatec oferece cursos profissionalizantes gratuitos. Todos os programas citados utilizam a nota do Enem para suas seleções.

Dicas para o dia da prova

1. Prepare seus documentos

A documentação para identificação necessária precisa ser original! Nada de cópias, sejam simples ou autenticadas. Valem, entre outros, o RG, a CNH e o Certificado de Reservista. Caso tenha perdido o seu documento ou teve o mesmo roubado, você deverá apresentar um Boletim de Ocorrência.

2. Consulte o local de prova

Acesse o portal do Inep, responsável pela aplicação do Enem, para consultar o local onde você fará a prova. Essa etapa é essencial. Já pensou se enganar com essa informação e ir para um local de aplicação diferente e distante do seu?

3. Fique atento aos horários

Conheça previamente o trajeto, tendo em vista o meio de transporte que usará para chegar até o seu local de provas. Os portões serão abertos ao meio dia e fechados às 13h. Entre 13h e 13h30, serão aplicados procedimentos de conferência e segurança na sala de aplicação. As provas têm início às 13h30.

A entrada depois do fechamento dos portões não será permitida. Muita atenção! Você não quer acabar em alguma reportagem dos “atrasados do Enem”, certo?


4. Separe o material adequado

Além da documentação, é obrigatório o porte de uma caneta esferográfica preta, produzida em material transparente.

Também é aconselhável o porte do Cartão de Confirmação da sua inscrição. Caso você precise de uma Declaração de Comparecimento para apresentar no seu trabalho, por exemplo, não se esqueça de levá-la.

5. Conheça o material proibido

Existe uma série de materiais com porte proibido durante a aplicação do exame. Sob nenhuma condição se apresente portando lápis, chaves, livros, borracha, anotações e material impresso.

Dispositivos eletrônicos de qualquer tipo também não são permitidos. Chapéu, boné, gorro ou similar será barrado.

*

Faça a prova com calma e atenção. Siga as instruções do responsável pela aplicação, bem como as impressas na própria avaliação. Essas orientações vão te ajudar no dia da prova do Enem2017.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *