Editora Planeta está em negociação avançada para comprar Aleph

Mauricio Meireles, no Painel das Letras

A editora Planeta está em negociações avançadas para a compra da Aleph, casa especializada em títulos de ficção científica, que foi atingida de forma dura pela crise econômica dos últimos dois anos.

Em 2017, houve vários boatos de que a Aleph estava à venda, sempre negados. A editora chegou a ter conversas iniciais com a Sextante -mas, como outras negociações, não avançou como agora com o grupo espanhol.

A coluna apurou que as demais negociações não foram para a frente por conta do preço pedido pela editora brasileira. Executivos espanhóis da Planeta estão no país para conversas com a casa.

Entre questões trazidas com a crise para a Aleph, estiveram problemas relativos ao Cartão BNDES, que oferece crédito para serviços editoriais. A editora passou a lançar menos livros e comprar menos títulos no mercado internacional.

A Aleph já passou pela chamada “due diligence”, a auditoria de contas realizada para ver a saúde de uma empresa quando uma aquisição do tipo é realizada. Procuradas pela coluna, contudo, nem Aleph nem Planeta confirmam a negociação.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

2 thoughts on “Editora Planeta está em negociação avançada para comprar Aleph

  • 26 de janeiro de 2018 em 21:42
    Permalink

    A Aleph é uma editora diferenciada em vários aspectos, desde os comuns, como qualidade editorial, capas incríveis, editoração.. até o tratamento com o cliente, nesse aspectos, nenhuma outra editora no Brasil chegou aos pés da Aleph na minha experiência como consumidor. Torço pelo melhor para a empresa e pelos colaboradores fantásticos com os quais tive o prazer de conversar e, espero, que esse DNA e proximidade com o cliente se mantenham.

    Resposta
  • 6 de março de 2019 em 21:05
    Permalink

    Não sou a favor disso… Tudo do Brasil está sendo comparado Por empresas do exterior. Parece que nada é mais nosso. Mas boa noticia é que esse plano Não deu certo.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *