Estimuladas pelos pais, crianças formam nova geração de leitores na Feira do Livro, em Poços de Caldas

Estimulados pelos pais, crianças formam nova geração de leitores na Feira do Livro, em Poços de Caldas (Foto: Rose Lino)

Feira acontece junto com Festival Literário Internacional de Poços de Caldas e vai até o dia 6 de maio.

Rose Lino, no G1

cada ano, a Feira Nacional do Livro atrai ainda mais crianças, que geralmente acompanhadas dos pais ou professores visitam o espaço repleto de opções de literatura para diferentes idades durante o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (MG), formando assim uma nova geração de leitores.

E neste domingo, de feriado prolongado, não foi diferente. A feira recebeu grande um público, em que os pais aproveitaram a folga para estimular e abrir novos horizontes de interesse para os filhos.

Leonardo de Oliveira Rubio, de 4 anos, estava procurando um livro de dinossauros, mas não hesitou ao parar no primeiro estande e descobrir a imensa variedade de livros à disposição. Ao lado dos pais, parecia fascinado com tantas possibilidades. Para a mãe, a fisioterapeuta Beatriz de Oliveira, esta é uma oportunidade também de ensinar educação financeira.

“Como moramos em Poços voltamos aqui na Feira diversas vezes em dias alternados e compramos aos poucos alguns exemplares mostrando para o Léo que podemos planejar este investimento. Além disto, achamos importante estimular a curiosidade dele por meio da leitura e das escolhas”, explica.

Laís e a mãe escolhem livros juntas durante a Feira do Livro (Foto: Rose Lino)

O espaço traz diversidade de materiais, histórias e cada vez mais livros que viram brinquedos. A dona-de-casa Taís Fernanda Fonseca, trouxe o filho Guilherme de apenas 1 ano e meio de idade. O livro que escolheram vem com história escrita, ilustrações e até um volante de carro de brinquedo. Enquanto ele se diverte, ela lê e consegue a atenção dele.

A técnica de enfermagem Elaine Helena da Silva traz a filha Laís todos os anos à feira. Ela prefere intercalar livros de leitura e outros com atividades de aprendizado semelhantes às aplicadas na escola.

“Escolhemos juntas alguns títulos e esta é a chance também de Laís aprender a manusear os livros, ensinamento que fica para a vida toda como o respeito à leitura”, comentou.

Já para o contador de histórias, escritor e desenhista Davi Daniel, que iniciou seu trabalho há exatos 13 anos, mesmo tempo em que a Feira do Livro acontece em Poços de Caldas, muitas famílias têm restringido as atividades dos filhos em casa aos aparelhos eletrônicos e quando visitam o local, os livros passam a ser a grande novidade.

“Tenho visto crianças surpresas com a beleza dos livros e das histórias, o que nos traz a esperança de que estamos formando um novo público leitor”, ressalta Davi.

A Feira do Livro segue até o dia 06 de maio, das 9h às 21h, no Complexo Cultural da Urca, em Poços de Caldas. A entrada é franca. A programação completa pode ser encontrada no site oficial do Flipoços.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

One thought on “Estimuladas pelos pais, crianças formam nova geração de leitores na Feira do Livro, em Poços de Caldas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *