“Livraria chinesa usa espelhos no teto para criar ambientes além da imaginação”

“Projeto do escritório XL Muse na China transporta a fantasia dos livros para o mundo real”


Publicado na Gazeta do Povo

“Transportar a fantasia dos livros para o mundo real não é das tarefas mais fáceis. Mas os arquitetos do escritório XL Muse a executaram com maestria no projeto da livraria Zhongshuge, localizado em Hangzhou, na China.”

“O encantamento começa já na fachada. Envidraçada e coberta por um texto escrito em diferentes línguas, ela dá para o primeiro dos quatros espaços da livraria, no qual pilares brancos fazem a vez de prateleiras e trazem um sem número de títulos, que dobram de quantidade a partir do reflexo espelhado pelo teto.”

“Fotos: Shao Feng/reprodução”

“Os espelhos, inclusive, são as grandes estrelas do projeto. Presentes em todos os ambientes da livraria, são eles os responsáveis não apenas por ampliar, mas também por destacar as cores, formas e soluções que trazem ludicidade ao projeto, como os displays coloridos da sala de leitura das crianças.

Reproduzindo formas de montanha-russa, carrossel, roda-gigante, navio pirata e balões de ar quente, ela é um convite à interação e à fantasia e sua explosão de cores faz com que seja difícil até mesmo precisar os limites físicos do ambiente.”

“Nos demais espaços, destinados aos adultos, quem reina é a madeira que, em tonalidade escura e alidada às luminárias dispostas ora no teto, de forma que parecem flutuar, ora sobre o assento da arquibancada (que também serve de prateleira), assegura a sensação de conforto aos espaços, indispensável para uma boa leitura.


Veja mais fotos do projeto”




Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *