Livraria italiana dá livros a crianças em troca de materiais recicláveis

Publicado no Noticias ao Minuto
Michele Gentile justifica que a iniciativa é importante “não apenas pelo planeta mas pela educação das crianças e pelos seus empregos futuros”.
Um livreiro do sul de Itália dá livros a crianças em troca de garrafas de plástico ou latas de alumínio para reciclar.
Michele Gentile, fundador da livraria Ex Libris Cafe, em Polla, uma vila perto de Salerno, esclarece à CNN que é importante que as crianças leiam e que ajudem o ambiente.
“O meu objetivo é espalhar a paixão e o amor pelos livros entre as pessoas em Itália que normalmente não leem enquanto, ao mesmo tempo, ajudam o ambiente”, indicou, dizendo que espera que a iniciativa se espalhe por todo o país.
Os livros que são doados às crianças são os chamados ‘libri sospesi’, ou seja, ‘livros em suspenso’. Esta é uma prática que imita a tradição napolitana dos cafés suspensos – um cliente compra dois cafés, um para si e outro para alguém que precise, que fica em ‘suspenso’ até ser dado. A mesma coisa acontece com os livros. Uma pessoa pode comprar um livro e deixá-lo na livraria, em suspenso, para ser doado a uma criança que traga material para reciclar.
Com o dinheiro que conseguiu da primeira vez que juntou materiais para reciclar, Gentile comprou livros para uma turma inteira. “Portanto, pensei: por que não dar livros a crianças que tragam garrafas de plástico e latas de alumínio?”, indicou.
A sua iniciativa, que envolve as pessoas da comunidade e as escolas, já chegou ao norte de Itália, com crianças a enviar materiais para reciclar de Bordighera, na região de Liguria.
“Seria revolucionário, não apenas pelo planeta mas pela educação das crianças e pelos seus empregos futuros”, acrescentou.
Comments
Powered by Facebook Comments