âTinder dos livrosâ, Book4You quer conectar leitores e histórias sem preconceitos
Sem exibir capa ou autor, o serviço oferece novos tÃtulos para usuários sem mostrar capa
publicado no Estadão
âCruel e sanguinárioâ é o que diz um trecho da descrição do perfil que aparece na tela do smartphone. Na parte inferior do celular, apenas as opções de curtir ou passar. Apesar da descrição assustar, o usuário toca em âcurtirâ. A situação seria preocupante caso o serviço em questão fosse o aplicativo de paquera Tinder. Entretanto, o âcruel e sanguinárioâ não é a descrição de uma pessoa, mas de um livro. Trata-se do Book4You, serviço brasileiro que está sendo chamado de âTinder do livrosâ.
O Book4You, que pretende unir histórias e pessoas, sem preconceitos com capa, autor ou nacionalidade da obra, começou a tomar forma em 2013, quando o administrador Cassio da Silveira resolveu comprar uma página no Facebook que iria ser desativada, mas que já contava com mais de 400 mil inscritos. âA página só compartilhava fotos e crÃticas de alguns livros, como várias outros canais do Facebookâ, conta Cassio. âComecei a procurar novas formas de inovar.â
O administrador pensou em criar um serviço que facilitasse o encontro de usuários com novas histórias. A ideia era usar o modelo de sucesso do Tinder: ele começou a desenvolver um site com design e funcionalidade parecidos e lançou o Book4You em novembro de 2015. Desde então, ele já conseguiu atrair mais de 15 mil pessoas para o aplicativo, que é operadora por uma equipe de apenas quatro pessoas. Eles são responsáveis por fazer a curadoria das obras exibidas para os usuários.
Para usar o Book4You, basta entrar no serviço â que por enquanto só possui versão para web â e escolher uma lista temática, como romance, horror, bestsellers e outras mais criativas, como “sobre o Vietnã” e “para ler no metrô”. Depois, basta navegar nas sinopses. Caso goste de alguma, a pessoa deve curtir e, em seguida, já é redirecionada para uma loja virtual de livros. Caso não goste da história, basta rejeitar e outra sinopse aparecerá na tela.
Modelo de negócio. Além de criar listas de livros patrocinadas por empresas â como acontece no serviço de streaming de música Spotify, por exemplo â, a Book4You ganha cada vez que um usuário do serviço compra um livro quando é redirecionado para alguma loja virtual.
Até agora, porém, o site não conseguiu faturar o suficiente para se bancar. Para Cassio, apesar da crise econômica, as perspectivas são boas para os próximos meses. âConforme aumentam os usuários, aumentam também as parcerias e o nosso faturamento”, afirma o criador do Book4You. “Em breve, vamos começar a nos bancar para poder crescer.â
Comments
Powered by Facebook Comments