Os 10 melhores livros de negócios em 2016
Lista elaborada pela Fast Company traz tÃtulos que se destacaram em liderança até novas práticas de trabalho
Publicado na Ãpoca Negócios
Se você busca novas maneiras de pensar sobre negócios, obter conselhos inspiradores para sua carreira ou somente analisar o cenário da economia, o ano de 2016 trouxe alguns livros preciosos. De temas como liderança determinada, inovação, startups até autoajuda, as obras discorrem sobre temas importantÃssimos para quem quer se manter em dia com as tendências. A lista que elegeu os dez melhores livros de negócio é da revista Fast Company. Confira abaixo:
Grit – O Poder da Paixão e da Perseverança – Angela Duckworth
A carreira de Angela Duckworth como psicóloga e pesquisadora foi em grande parte baseada em torno de dois temas: determinação e autocontrole. Professora da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, Angela apontou em uma pesquisa que a determinação, ou âgritâ em inglês, é um indicador de sucesso mais certeiro que o talento ou inteligência. à preciso ser determinado, ter garra, ela diz. A determinação é definida por ela como paixão e perseverança para perseguir objetivos de longo prazo. No seu livro Grit: The Power of Passion and Perseverance, que entrou na lista de best-sellers do New York Times, ela expõe argumentos e dicas preciosas sobre o poder da determinação.
Competing Against Luck: The Story of Innovation and Customer Choice – Clayton M. Christensen, Karen Dillon, David S. Duncan e Taddy Hall
Autor do best-seller “O Dilema da Inovação” e considerado o pai da teoria da “inovação disruptiva”, Clayton M. Christensen amplia em seu novo livro e revê as reflexões sobre como as empresas podem continuar inovando à medida que crescem. Ao lado de outros autores, Christensen defende que é preciso descobrir o que leva os consumidores a comprarem determinados produtos e, a partir dessa constatação, pensar em como é possÃvel mantê-los sempre por perto â sem depender apenas do produto. Ou seja, para ele, as empresas não deveriam vender simplesmente benefÃcios â elas, em si, precisam ser o que atrai os consumidores. Christensen traz cases, como o da Amazon e Airbnb, para fazer suas análises e lançar um novo olhar sobre o mundo dos negócios.
Hereâs the Plan: Your Practical, Tactical Guide to Advancing Your Career During Pregnancy and Parenthood – Allyson Downey
A despeito de vermos mais ambientes de trabalho como espaços amigáveis e até com clima familiar, as mulheres ainda enfrentam dificuldades quando ficam grávidas. Em seu livro, Allyson Downey combina conselhos práticos sobre como lidar melhor com os problemas decorrentes da intersecção do trabalho com a vida pessoal. “O resultado é um livro prático, honesto e que traz um bom guia para as mulheres â ou homens também â na hora em que decidem tornar-se mães e pais. “à uma obra rara que discute as preocupações inerentes a esse momento”, analisa a Fast Company.
Deep Work: Rules for Focused Success in a Distracted World – Cal Newport
Cal Newport traz um olhar diferente sobre como se manter focado no trabalho em um “mundo distraÃdo” â uma análise que envolve a demanda atual pelo profissional multitarefa. Para Newport, ser um “multitarefa” não é algo necessariamente positivo, mas uma forma de agir que nos deixa cognitivamente menos eficiente. O livro é uma espécie de guia que traz passo a passo para reforçar nosso ofoco e tornar o trabalho mais efetivo e, consequentemente, de melhor qualidade. à preciso estar complemente imerso naquilo que se está fazendo â ao invés de ficar “pulando” de uma tarefa para outra. O livro recebeu prêmios e indicações â best-seller de negócios pelo Wall Street Journal e melhor livro de negócios de 2016 pela Amazon.
Disrupted: My Year in the Startup Bubble – Dan Lyons
Em seu livro Disrupted: My Year in the Startup Bubble, Dan Lyons narra a experiência de passar um ano dentro de uma startup â algo completamente disruptivo para ele. Lyons trabalhou grande parte de sua vida em redações, mas foi despedido da Newsweek após completar 50 anos. Sem saber o que fazer, ele decidiu mudar sua carreira e foi trabalhar na companhia de vendas de software HubSpot, onde os funcionários tinham metade da idade dele. Best-seller do New York Times, o livro traz sua experiência pessoal, mas também reflexões sobre cultura corporativa e como reinventar uma carreira.
The Signals Are Talking: Why Todayâs Fringe Is Tomorrowâs Mainstream – Amy Webb
A empreendedora Amy Webb ficou famosa após divulgar constatações de um estudo pouco usual que fez: como os sites de namoro funcionam na prática. Suas teorias, que partiram de uma decepção pessoal com esse tipo de site, fizeram sucesso por colocá-los como grandes bancos de dados. Ou seja: havia muitos insights que poderiam ser extraÃdos quando a análise feita fosse matemática â e não passional. O novo livro segue essa percepção, mas com outro foco: Amy Webb reflete sobre elementos antes periféricos e sem tanta importância, que tornaram-se altamente comuns e aceitáveis. Com tanta informação e acesso, é impossÃvel prestar atenção em tudo. A partir disso, ela apresenta cases de sucesso, como a Nintendo, até de fracassos, como a BlackBerry, para mostrar como não devemos perder o foco e nos mantermos atentos a tendências e movimentos que surgem.
Whiplash: How to Survive Our Faster Future – Joi Ito e Jeff Howe
Diretor do MIT Media Lab, Joichi “Joi” Ito, une-se ao veterano editor da Wired Jeff Howe para analisar como as pessoas podem se adaptar melhor e sobreviver em um mundo que muda tão rapidamente e que é tão difÃcil de quantificar. Os autores defendem que a crença que os humanos têm em várias coisas e assuntos os impedem de estar mais abertos à s novidades que surgem. O livro traz nove princÃpios para ajudar a estar mais disposto e pronto para aprender, adaptar e mudar.
A segunda era das máquinas – Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee
Imagine um mundo onde as máquinas nos liberem para conseguirmos trabalhar em projetos que amamos â sem nos preocuparmos com burocracias e rotinas que sugam nossa produtividade. Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee mostram que há um caminho que pode ser trilhado em nome disto em The Second Machine Age: Work, Progress, and Prosperity in a Time of Brilliant Technologies (A segunda era das máquinas). Os autores apresentam inovações em robótica, inteligência artiificial, entre outros. Não deixa de ser uma visão utópica, mas que já traz dicas sobre como a tecnologia pode revolucionar a maneira como trabalhamos â e mais rápido do que pensamos. O livro entrou para a lista dos best-sellers do New York Times, Washington Post e Wall Street Journal.
The New Alpha: Join the Rising Movement of Influencers and Changemakers Who Are Redefining Leadership – Danielle Harlan
Renegando os truques e imagem já desenvolvidos que livros de liderança costumam trazer, a fundadora do Center for Advancing Leadership and Human Potential apresenta uma visão mais autêntica sobre como desenvolver a liderança. Trata-se de um livro motivacional, com conselhos até holÃsticos e simples de seguir, como o de se exercitar mais. Mas o livro traz dicas consistentes com boa dose de autoajuda.
The Content Trap: A Strategistâs Guide to Digital Change – Bharat Anand
Se você acha que um livro sobre conteúdo serve apenas para fazer cochilar, pense bem. O professor da Harvard Business School, Bharat Anand, discute em seu livro The Content Trap: A Strategistâs Guide to Digital Change como criar conexões através de produção de um conteúdo. Uma estratégia que é muito melhor, segundo ele, do que ficar gastando tempo e recursos para criar o melhor conteúdo. Ele mostra histórias reais sobre como a era digital trouxe oportunidades novas para aqueles que querem aumentar conexões ou benefÃcios para seus negócios e marcas.
Comments
Powered by Facebook Comments