A importância da leitura para o sucesso de uma pessoa

leitura-3

Entenda porque esse hábito é tão primoroso e eficaz

Pablo de Paula, no Administradores

Ler é uma das minhas maiores paixões. Quando tenho um livro nas mãos me sinto leve, flutuante, quase como se pudesse voar. Minha imaginação se conecta ao enredo e minha alma vai desenhando a sublimidade e o destemor das ilusões minuciosamente nobres e belas. Desde criança sou encantado pelos inigualáveis contos de Shakespeare, pelas maravilhosas frases de Nietzsche e Chaplin, pelas mágicas filosofias de Platão e Aristóteles, pelos intrigantes acontecimentos bíblicos, pelas ideias de Erasmo de Roterdã e Jorge Luis Borges, pela irreverência dos pensamentos de Oscar Wilde e Sêneca, pelos incríveis desenhos poéticos de Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade e por toda a egrégia catedral que a literatura formosamente preserva, ostenta e eterniza no universo.

Livros nada mais são do que pedaços de corações humanos em suas formas mais perfeitas e excepcionais, em uma poderosa e singular união de ideias que cada autor primorosamente rabiscou com sua própria arte e vocação. Em outras palavras, é um sagrado baú de lembranças incomparavelmente majestosas e louváveis feito para abençoar a consciência daqueles que ousam contemplá-lo.

Tragicamente, nem todas as pessoas pensam dessa forma. Aliás, muitas consideram a leitura um ofício chato, desimportante e totalmente penoso. Decerto, essas pessoas ainda não compreenderam o valor que existe dentro desse maravilhoso universo, que é capaz de transformar e potencializar inúmeras mentes e corações contritos. Não foi por acaso que Mario Quintana sagazmente disse: “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.”

A leitura, assim como muitas coisas dessa vida é uma questão de gosto, de deleitosa apreciação. Logo, não adianta tentar fazer com que uma pessoa faça leituras sobre temas que não a empolgam, pois serão assuntos que não despertarão prazeres e magias em sua alma. Por exemplo: se uma pessoa gosta de histórias de guerras e conflitos medievais, ela jamais apreciará um desenho com personagens fofinhos e carinhosos, ou se ama enredos lógicos e realistas, em hipótese alguma admirará contos utópicos e exageradamente fictícios.

Uma outra reflexão importante é a forma como os livros são apresentados em nossa sociedade. Posso citar como caso verídico algumas escolas que frequentei ao longo da existência, onde muitos materiais foram mostrados de forma repetitiva e enfadonha para os alunos, ao qual professores com uma didática tola e atrasada apresentaram grandes obras de maneira ineficaz e desmotivadora, criando numerosas barreiras aos desejos da leitura e inúmeras resistências a aqueles que buscavam aprender.

Além desses importantes fatores expostos, é fundamental que a leitura produza vantagens e elevações no cotidiano do leitor, de modo que ele possa enriquecer seus hábitos e virtudes por intermédio da assimilação dos referidos conteúdos. Usando letras trocadas, a leitura se engrandece quando potencializa os dons de seus leitores, fazendo com que se tornem pessoas mais eficientes, sábias e assertivas por meio da utilização dos conceitos que foram externados nos livros.

Como podemos observar, quando o ser humano conecta paixão, primor e objetividade a leitura, ele constrói um poderoso castelo feito da mais suprema essência intelectual, gerando dotes e faculdades preciosas que transformarão suas ações em ofícios criativos e vastamente inovadores. Foi por isso que o grande escritor Jorge Luis Borges sabiamente disse: “Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca.”

Por conseguinte, navegue por esse maravilhoso oceano de ideias para que sua vida seja repleta de surpresas e incontáveis satisfações, aprendendo a criar formas de desenvolvimento e aprimoração por meio do ato mais significativo da Terra: o de ler. E nunca se esqueça de valorizar aquilo que os deuses mais veneram e invejam nos mortais, a saber: o preclaro talento e dom de imaginar.

Comments

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *